Debate: Plágio na blogosfera


Oie pessoas, desculpem a demora para fazer um post como eu disse antes tava em semana de provas na faculdade. Eu disse que faria o post no DoD e acabei não fazendo então essa semana irei postar não um mas DOIS capítulos, isso mesmo DOOIS!! Enfim como podem ver agora irei fazer uma área para debates, sim porque quero ver mais a participação de vocês pessoas e também ter a oportunidade de conversar com vocês \o




Pois é minha gente estava eu passeando por alguns blogs em especial no Hora de Anime, e encontrei um post que me chamou bastante a atenção sobre uma pequena confusão que ocorreu por conta de uma garota intitulada de UN e seu blog de plágios a layouts de outros blogs.

Este era o blog da nossa meliante -Q 

Eu escrevi era porque a mesma acabou por bloquear o blog depois de toda a confusão, o blog tinha o intuito de copiar/plagiar layouts de outros blogs. Você deixava um comentário com o nome do blog o qual gostaria de copiar o layout e a mesma o iria disponibilizar. Isso gerou obviamente uma revolta e assim começou uma guerra nos comentários do blog, vou destacar alguns comentários.

Comentário feito por Kaori: 
Entenda que os blogs que você sente "pena" não estão de acordo com o que você faz, ninguém vai pegar o conteúdo que você está plagiando justamente por ser algo errado. E se pegarem, nunca terão um blog sério e um blog bem visto na blogosfera, entende? Vai ficar com um template lindo, plagiado e por isso desperta a raiva das pessoas que acessam, que não irão seguir. Ou seja: O blog vai continuar sem seguidores e ainda por cima vai ser odiado.

Entendi sua concepção, mas o meu blog foi o primeiro a ser avaliado e é injusto você dizer que eu não ensino nada. O blog tem 1.700 postagens, sendo que mais de mil são de tutoriais e tudo o que uso, ensino a fazer. Eu consigo fazer algo legal usando somente tutoriais e materiais do KW, por isso digo que plagiar é idiota, já que se não tem, é só pedir.

Que tal você fazer algo da maneira correta? Tente fazer indicações ao invés de plágio e se você vê alguém que é realmente "mimada", fale. Acho legal que você fosse por blogs e pedisse coisas na ask, para ver se realmente dão a atenção que deveria >.< Teria meu apoio e também o de muita gente.

Kaori não deixou de ter razão em seu comentário, e foi bem educada. Porém como já era de se esperar de alguém com o perfil de plagiar blogs alheios essa foi a resposta dada por UN:

Como diz o fundêncio:: MIMIMIMIMIMIMIMI

Existiram muitos outros comentários, e muitas outras respostas mal educadas vindas de UN.
Um comentário que me chamou bastante atenção foi o de um Pai/ Mãe que se não me engano trabalha na Defesa Civil ou algum outro órgão do governo e disse que seria caçado o numero de IP da máquina da dona do blog e a mesma seria localizada de forma que depois ela ou os pais iriam responder o que ela vinha fazendo. 

Como muitos devem saber plágio é considerado crime perante a lei do Brasil. 

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. No Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente:
§1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).
§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral..




Porém como pode perceber só será validado como um crime condenável com pena se essa violação/ plágio tiver como meio o intuito de lucro sobre uma obra com violação de direitos autorais. Ou seja, será apenas considerado um crime se o plagiador estiver lucrando sob a obra da pessoa plagiada. O plágio não visando o que eu disse acima nada mais é do que considerado pela lei uma falta de Ética. 

Existem muitos outros blogs voltados para o plágio e infelizmente venho falar que nada poderá ser feito contra estes. No máximo com muito custo poderão deixa-los fora do ar por um pequeno período mas claramente depois ele pode retornar com outro nome.  Mas você se achar que é uma coisa muito séria e que pode valer muito a pena lutar, tens a opção de processar a pessoa que lhe plagiou. 

Mas na minha opinião plágio é uma prática comum na internet e algumas vezes a pessoa pode cometer plágio e nem perceber. Então deixo a dica de se você se ver numa situação como está entre em contato com o plagiador e peça para que o conteúdo que foi plagiado seja retirado ou dado os devidos créditos. Caso o plagiador deixe bem claro que sabe exatamente o que está fazendo você terá motivo para denunciar o mesmo, e dependendo da situação como eu disse anteriormente você pode processa-lo.

Então gente deixo esta dica para vocês, em uma situação desta tente não xingar a pessoa nem ficar nervoso e afins. Normalmente pessoas que fazem este tipo de coisa na maldade querem apenas chamar atenção, então quando mais atenção você der melhor ela ira se sentir, e com mais dor de cabeça você irá ficar. Então abro aqui um debate para a gente discutir sobre este assunto tão chatinho que sempre vem a ocorrer na blogosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário