Desbravando a aldeia #1

Olá pessoas ! \o/
Desculpa a demora para postar mas esse fim de semana eu passei morrendo e com muito e quando digo muito é MUITO mesmo sono. Mas deixando isso de lado vamos ao o que interessa!
Hoje vou começar um projeto aqui no blog que se chama "Desbravando a aldeia", mas como assim Tia Iyukon desbravando a aldeia?

É simples vou falar no decorrer do projeto um pouco da cidade onde eu atualmente estou morando, vou começar o projeto agora mesmo depois de 4 anos estar morando aqui pelo seguinte motivo:

"Eu quando me mudei para cá comecei a faculdade de forma que nestes 4 anos eu passava mais parte do meu tempo em outra cidade, afinal eu trabalhava e estudava lá. Só vinha para minha casa para dormir e quase nunca saia de casa por pura preguiça. "

E então darei inicio ao projeto agora! Solta as imagens produção :D




Itanhaém 

Você quis dizer: ITANHANHÉM?Cquote2.png
Google sobre Itanhaém
Cquote1.png A cidade é ótima, saneamento nota 10.O prefeito(que Deus o abençoe para sempre) faz rodeio e micareta prá nóis se diverti, né muié? Cquote2.png
Pessoas sobre Itanhaém

Cquote1.png A praia é muito boa para surfar em temporada, às vezes encontramos sacos plásticos ou um morto boiando, mas o surf é a minha vida! Ainda mais surfe com obstáculos. Nem nos States tem isso! Cquote2.png
Surfista local sobre Praias de Itanhaém
Fonte: Desciclopedia

História

Itanhaém também mais conhecida como "Município da Estância Balneária de Itanhaém", trata-se de uma cidade do litoral sul do estado de São Paulo localizada a 111 km da capital. A mesma é a SEGUNDA cidade mais antiga do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532, ou seja, com uma pequena diferença de 3 meses de São Vicente (que foi a primeira cidade a ser fundada.)

O nome da cidade é referente ao Rio Itanhaém que banha o município, um nome de origem tupi que significa "Pedra que canta" em referência ao som das ondas em choque com as pedras espalhadas pelas praias. A mesma teria sido fundada por Martim Afonso de Sousa durante os dois anos que permaneceu na cidade de São Vicente. O povoado surgiu aos pés do Convento Nossa Senhora da Conceição o qual está de pé até hoje como um dos pontos turísticos da cidade. A vila foi construída onde hoje está localizada a praça central da cidade, em um local que na época ficava as margens do antigo leito do rio, visando se proteger de possíveis ataques de índios inimigos. O povoado upou de nível passando a ser conhecido como vila em 1561, passando a ser chamado de Vila Conceição de Itanhaém passando a ter sua própria câmara legislativa e o primeiro núcleo politico que existe até os dias de hoje, é possivel que parte das paredes originais da Casa de Câmara e a Cadeia datem daquela época.


Uma das primeiras igrejas foi construída em seu território, onde atualmente hoje se encontra a cidade de Peruibe restando apenas as ruínas desta igreja devido a um incêndio. O famoso navegante alemão Hans Staden naufragou em alto-mar tendo nadado até a vila de Itanhaém, e dai partido para o litoral norte. Outra figura histórica famosa que passou pela cidade catequizando os índios foi o Padre José de Anchieta, hoje elevado a Santo Católico pelo Vaticano. Em 1888 graças a ideia de Isaías Cândido Soares e João Batista do Espírito Santo a Câmara Municipal decidiu fundar o Gabinete da Leitura, visando levar educação aos moradores locais, de forma que foi erradicado o analfabetismo dos moradores em uma época onde no Brasil enfrentava altos problemas com taxas de analfabetismo. Itanhaém permaneceu como uma cidade pacata isolada até hoje o começo do século XX, isto mudou com a chegada da ferrovia ao local em 1913 recebendo visitas de turistas que chegavam em busca das belas e intocadas praias, ilhas e morros Sendo os bairros mais movimentados por visitas o Bairro do Poço, atual Belas Artes e Suarão, porém ainda nesta época o turismo era um pouco pequeno devida a dificuldade de se chegar a cidade pela antiga estrada. Isto mudou quando foi fundada a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega em 1961, a partir deste ano o acesso a cidade tornou-se muito mais prático e rápido para os turistas que não vinham pelos trens da ferrovia. Por fim Itanhaém acabou perdendo boa parte de seu território com a emancipação dos municípios de Itariri, Peruíbe , Mongaguá e Praia Grande.


Bom por hoje é só pessoas, no próximo post vamos conhecer a Cama de Anchieta hoho #bah dum tss :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário