9 coisas que você deve saber sobre CNH


Olá pessoas!!
Tudo bem? Espero que sim.
Bom hoje eu resolvi fazer um post sobre algo que eu acredito que TODOS vão passar em algum momento da vida (depois dos 18 anos -Q). 
Tirar a CNH, mas conhecida também como Carteira de Motorista.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também conhecida como carta/carteira de motorista, carta/carteira de habilitação é o nome dado ao documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres. Portanto, seu porte é obrigatório ao condutor de qualquer veículo desse tipo.
Wikipédia




Acredito que todo mundo deseja um dia poder dirigir um carro e/ou uma moto, e talvez até aqueles que queiram arriscar dirigir um ônibus ou um caminhão.

1. Requisito crucial

- Ser maior de 18 anos.
- Saber ler e escrever.
- Possuir um RG e CPF.

É triste dizer, mas mesmo o Brasil copiando boa parte de leis e costumes americanos eles ainda não chegaram no ponto de deixar adolescentes de 16 anos tirarem carteira de motorista. O máximo disso que uma lei chegou é o artigo 76 do Código de Transito Brasileiro, que diz que é um direito e dever de TODO cidadão aulas de trânsito desde o ensino infantil. (Algo que definitivamente não é aplicado nas escolas. Pelo menos eu não lembro de ter aulas referente a trânsito -Q). Enfim você vai ter que esperar um dia depois do seu aniversário de 18 anos para dar entrada no processo de retirar a CNH.

2. A facada

O preço para tirar uma carteira de motorista é a tipica facada no coração. Em média o preço minimo chega a mil verdinhas (Então já vai juntando suas moedinhas para pagar uma. -Q).
Caso você ainda não tenha um RG ou não tenha um descente (Aquele RG de quando você tinha 8 anos de idade -Q), já prepara o bolso para tirar um novo, ou seja mais grana indo embora.

3. Categorias

Existem 5 tipos de categorias disponíveis para você:

Categoria A: Motocicletas, motonetas(Bis), ciclomotor(Bicicleta com motor/elétrica) e triciclos.
Categoria B: Carros - Podendo ter até 8 lugares incluindo o motorista. (Acho que no caso um carro no máximo igual a Kombi)
Categoria C: Caminhões - Carga cujo peso exceda 3.500Kg.
Categoria D: Ônibus - Passageiros que passem de 8 lugares. (Normalmente em ônibus cabem 48 sentados -Q)
Categoria E: Carretas - Caminhão articulado, reboque, semi-reboque e Trailers. Estes arrastam cargas cujo peso exceda 6.000kg.

Bom agora que você sabe das categorias vou falar algo importante, normalmente alguém que tem uma carteira categoria D você pode dirigir veículos das categorias C e B, assim como também quem tem a categoria E pode dirigir os das categorias D,C e B.
Ah, mas e a categoria A? Ela é exclusiva, ou seja, não é porque você sabe dirigir uma carreta que você vai saber pilotar uma moto -Q
Ah e se eu já tenho a categoria B e quero pegar a D? Qualquer adição e/ou mudança de categoria você terá que esperar 1 ano (caso você estiver com a permissão ainda) e em um período de 1 ano também, não ter envolvimento em infrações graves e gravíssimas.

4. Digitais

E finalmente depois de fechar o contrato com a auto escola, é hora de ir ao Detran levar a papelada para dar entrada no seu processo para tirar a CNH. Aqui você provavelmente vai sair com uma foto com cara de ué no sistema e os dedos cheios de álcool tamanha a quantidade de vezes que você vai ter que limpar seus dedinhos para dar entrada de suas digitais no sistema. É legal no começo, mas depois você vai pegar raiva porque para marcar presença nas suas aulas você vai precisar colocar sua digital no sistema provando que você realmente esta fazendo aula. A parte triste é quando você esta quer ir embora logo para casa ou já está quase dando o tempo limite para o sistema aceitar sua presença e você já limpou seus dedos na parede, na calça, no álcool em um pano e nada de sua digital ser reconhecida. Você tem 3 tentativas em um dedo para depois o sistema aleatoriamente pedir outro.


5. Exames iniciais

Depois de toda a papelada chata, é hora de fazer os exames de vista e psicotécnico. 
O que diabos é este exame psicotécnico? Nada demais minha gente apenas um exame para ver se você não é dodói da cabeça -Q Se você não passar nisso é dali para o hospício. #brinks 
O teste é bem simples, eles vão te dar um livrinho ou papel com um desenho pela metade e você tem que completar o desenho com as outras metades que tem como opção embaixo, é o tipico desenho de um cavalo pela metade e você vai completar o desenho colocando a bunda de um elefante nele neah dãã :B. Enfim passado os desenhos, a psicologa vai passar alguns outros testes para você. Depois de tudo isto é capaz também dela ter uma conversa com você, quase como uma consulta. Perguntando onde você mora, com quem você vive e o que você gosta de fazer e blablablá. Depois de TODO esse processo DOIDO, se você passar no teste hora de você ir para o exame de vista. É nesse exame que muita gente que não usa óculos acaba descobrindo que é cego e vai ter que passar a usar SIM um óculos. HUEHUEH aceita que dói menos -Q Depois do exame o médico vai avaliar se você vai precisar ter em sua carteira a especificação da obrigação de dirigir usando um óculos ou não. 
Para aqueles que são teimosos e falam "Não vou usar essa joça coisa nenhuma!", só digo que se um guarda parar você e pedir sua carteira e ali estar especificado que você precisa de óculos e não estiver o usando, chora porque você vai ganhar uma multa e perder pontinhos em sua carteira ;D
Ah, mas e se eu usar lente?? Não tem problema você pode usar mas o guarda vai verificar se você esta mesmo com uma também.

6. CFC - Centro de Formação de Condutores

Aqui você vai passar praticamente duas semanas aprendendo sobre leis de transito, órgãos públicos, primeiros socorros, mecânica e os mais legais direção defensiva e meio ambiente. A maior parte do tempo você vai se concentrar em decorar nomes de órgãos públicos, leis e claro as placas de trânsito.
Você vai passar por estas aulas para se preparar para a Prova Escrita, para então só depois você começar suas aulas práticas. Porém você pode ficar tranquilo porque a prova escrita não é tão difícil assim se você prestar atenção nas aulas. Então PRESTEM ATENÇÃO NAS AULAS, anotem tudo que puderem! 

  • Sobre as aulas eu diria que a de meio ambiente é bem interessante você aprende a não jogar sua latinha de refrigerante pela janela para fora do carro enquanto você dirige. -Q
  • Nas aulas de mecânica já aviso que você não vai sair aprendendo a desmontar e montar um motor, mas pelo menos vai saber o básico sobre os componentes de um veículo (e que a ré é a marcha mais potente do veículo, ou seja cuidado.) 
  • Na direção defensiva você já aprende que deve ter BOM SENSO e atenção a TUDO que está a volta do seu carro, a prática leva a perfeição, sempre pense no pior e que decisões devem ser tomadas de forma rápida e precisa. Ou seja, você deve estar preparado para tudo até mesmo ao o que outra pessoa pode vir a fazer do nada -Q
  • Nas aulas de primeiros socorros (DICA IMPORTANTE QUE VOCÊ DEVE LEVAR PRA VIDA, por isso leia com atenção.), você tem que saber que quando ver um acidente tem que em primeiro lugar: manter a calma (mesmo que você tenha que respirar fundo mil vezes para isso, pense que você pode salvar a vida de alguém),sinalizar, verificar as vitimas e ligar para a emergência. Ah, sim e lembre-se de primeiro dar atenção a vitima que esta inconsciente. Agora algo que é mais como uma curiosidade,  saiba também que se você não souber fazer uma Ressuscitação Cardíaca direito é capaz de você quebrar uma das costelas da vitima (e você termina de matar a pessoa -Q). Se você tiver dúvidas pergunte para a pessoa da emergência do outro lado da linha sobre o que você pode fazer, dê todos os detalhes do que você vê, em como a pessoa está e coisas do tipo. Isso pode fazer muito a diferença na hora de salvar alguém.
7. Aulas e Exame de Carro

Primeira dica, fique calmo porque você tem um instrutor profissional no carro com você e caso alguma coisa dê errado ele tem dois pedais (embreagem e freio) para salvar vocês haha. 
Agora o principal que todo mundo deve saber é que um carro não é um brinquedo, você pode machucar e até mesmo matar pessoas se não souber direito o que você esta fazendo. Não é o carro que leva você é você que leva o carro HSUAHSAUHSA' O Instrutor vai te levar para um lugar calmo para você se acostumar a andar com o carro, mudar as marchas, usar o freio e coisinhas do tipo. Depois dessas aulas lights vem as mais hard que você vai ter que dirigir no trânsito, no meio de motos, carros, caminhões, ônibus, pedestres, bicicletas, patinetes, pombos e o raio a quatro. Passando dessa fase você vai aprender a fazer a parte mais legal soqn que é a baliza (AH SANTA BALIZA!), na minha opinião ela não é dificil já que o instrutor vai te mostrar os pontos no carro que você deve ver pra encaixar certinho seu carro numa vaga (O que é muito mágico *0*). Depois que o instrutor ver que você tá dirigindo bem o suficiente para ir pro exame prático, é a hora do terror. 

No exame prático um examinador vai entrar no carro com você, e... se liga na dica que eu vou te dar. Quando você entrar no carro e ele também espere ele colocar o cinto de segurança, ou se ele não colocar você pede pra ele colocar. Enfim depois que todo mundo estiver com o cinto, você pode sair com o carro. Ele vai te falar o percurso que vocês devem fazer, fique atento para dar a sinalização e a todos os outros detalhes, depois do percurso ou uma parte dele hora da baliza, e é aqui que muita gente se lasca bonito. EU por exemplo acabei encostando na guia e fui reprovada na hora, vocês não tem noção de como eu fiquei feliz com isso, mais ainda porque eu fui bem na baliza em todas as aulas e na hora da prova eu só encostei na %@!$# da guia -Q Eu não bati em nenhuma das barras da baliza que teoricamente estariam em lugares de carros, eu encostei na guia, na calçada só encostei. Eu não subi na #@!%$ da calçada, nem mesmo bateria em nenhum carro e muito menos passaria por cima de alguém. Era só eu ir pra frente um pouco e já virar o carro e pronto. Mas não... você é reprovado se encostar na guia ( Q MALDITO MOTORISTA NUNCA ENCOSTOU NUMA GUIA?! ò-ó #respirafundo). Enfim do momento que você entra no carro até você fazer o percurso e encostar o carro e sair, você esta em avaliação então fique sempre atento e mantenha a calma. Quando o instrutor falar que você foi aprovado você pode sair correndo e soltar fogos, e até mesmo depois encostar na $#@$ de uma guia, mas isso só depois que você for aprovado -Q

8. Aulas e Exame de Moto

Bom, assim como o carro não é um brinquedo a moto não é uma bicicleta. Ah sim, mas para você andar em uma normalmente você já deve saber andar em uma bicicleta. (Você precisa já pelo menos saber para ter uma noção de equilíbrio, mas caso você não saiba o instrutor vai te ajudar a aprender haha.) Como eu comecei agora a ter aulas de moto (estou na 5ª aula), posso dizer que não é tão difícil quanto eu achei que seria, o único problema é eu me acostumar a colocar o pé esquerdo primeiro no chão do que o direito (vou acabar caindo uma hora -Q). Enfim nas aulas de moto diferente das que carro, você vai ter que se virar sozinho, já que é você e a moto o instrutor só vai poder te acompanhar a certa distância. O que você vai ter que fazer na moto é mais fácil que o carro, já que você vai ficar em uma rua fechada onde no chão vai estar o percurso que você vai ter que fazer com a moto. Na minha opinião é menos perigoso do que as aulas de carro haha, mas não quer dizer que seja fácil. Fazer curvas fechadas com moto é um pouco mais complicado do que com uma bicicleta, uma das coisas que você percebe facilmente é que a moto é mais pesada que a bicicleta -Q. Uma das coisas mais dificeis do percurso são as curvas fechadas e a rampa (que nada mais é do que uma linha que você precisa passar por cima). O bom é que o mesmo percurso que você faz nas suas aulas é o mesmo que você vai fazer no exame, é uma cópia. Não é difícil mas assim como no de carro você deve estar atento aos detalhes, como colocar o pé o chão apenas quando você parar a moto, não deixar ela morrer, abaixar a viseira do capacete, a mais difícil quando parar a moto no final deixar ela na marcha neutra e mais vários outros pequenos detalhes. 

Eu esqueci de dizer antes, mas quando você faz os exames existe toda uma platéia para ver você. Afinal tem vários outros alunos esperando a sua vez, além dos instrutores e curiosos que aparecem por lá haha. Se você como eu tem nome que começa com uma das últimas letras do alfabeto, você vai ter um pouco de sorte, pois o lugar quando for a sua vez já vai estar um pouco mais vazio HSUAHSAUSAHUSAH'

Outro detalhe sobre as provas é que se você não passar, não se preocupe você vai poder faze-la novamente depois de 15 dias e é claro uma taxa em dinheiro.

9. Permissão

Depois de finalmente você ter feito todas as aulas e passado em todos os exames, parabéns pequeno gafanhoto a parte mais difícil já passou. Porém ainda você não vai poder ter sua carteira definitiva, por 1 ano (Isso mesmo 12 meses), você vai portar uma habilitação provisória. Neste período você não vai poder ter multas que ultrapassem 4 pontos, isso é difícil já que uma multa média (que é uma das mais leves) já vale 4 pontos . Então o melhor é não ter NENHUMA multa nesse período de 1 ano, depois disso você finalmente vai poder retirar a sua tão sonhada habilitação.


Bom pessoas por hoje é isso, espero que o post de alguma forma os ajude futuramente nesta pequena quest de tirar uma habilitação, e também para os mais curiosas tirar algumas dúvidas. 


Um comentário:

  1. Eu realmente tenho muita vontade mesmo de tirar a carteira, mas o processo é tão longo que eu até me desanimo... E meu histórico de distração também é bem grande, então não sei se daria muito certo pra mim haha
    Mas o post está bem interessante e explicadinho pra quem tem dúvidas sobre o assunto :)
    Beijo!

    se-cretgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir