Impressoras 3D

100 POST !!! 
BOM DIA PESSOAS !!!Então gente vou dar um resumo do porque toda essa minha felicidade, antes eu estava triste, deprimida sem vontade de cantar uma canção-Q O motivo disto? Bom era pelo simples fato de eu a dois anos fazer um estágio e descobrir que o mesmo só passou a valer na matéria deste semestre, em outras palavras dos dois anos de estágio que eu fiz que durou até setembro, o que valeu foram apenas DOIS MESES!!! Sim, afinal o coordenador do curso disse que o estágio só valia de agosto em diante. E o pior é que eu não podia estender meu contrato, ou seja me danei né? Como se fosse muito fácil arranjar um outro estágio tão rápido para eu conseguir mais os dois meses que faltavam, mandei currículo pra tudo que era empresa e NADA. Minha preocupação era ficar de DP e acabar não me formando por conta dessa porcaria de estágio, foi então que uma amiga minha me salvou colocou um processo para eu fazer estágio na prefeitura e... e.. eu consegui! \o/  Mas ainda isso é só o começo ainda não sai da zona de perigo HASUHAUSHA'


Enfim, deixando minha alegria de lado vamos para o post de hoje. Como muitos ou poucos sabem eu atuo na área de tecnologia (faço faculdade de Ciência da Computação), então estou a par de algumas coisas curiosas deste mundo super ... hum.. do futuro digamos assim?

Não sei se vocês sabem mas atualmente já existem impressoras 3D, isso mesmo 3D!



Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. 
Por: Wikipédia.

Em um resumo estás impressoras conseguem confeccionar vários objetos e não estou brincando quando eu falo ‘VÁRIOS’, estas impressoras futuramente podem auxiliar e muito as várias áreas existentes.

  • ·         Confecção de objetos médicos e hospitalares;
  • ·         Criação de produtos domésticos;
  • ·         Moda;
  • ·         Arquitetura;
  • ·         Engenharia;
  • ·         Alimentação;
  • ·         Educação.

Primeiro vamos saber mais ou menos como elas funcionam e depois irei mostrar a quantidade de coisas que elas podem fazer. 

 1)  Crie

Primeiro passo é feito no computador com um software de modelagem tridimensional (3D), é nele que se desenha o que será impresso. Também como alternativa pode baixar um modelo já pronto.

 2)  Processe

O computador envia instruções para impressora que aquece a matéria prima e começa a desenvolver o modelo em uma pilha muito fina de camadas.

 3)  Espere

O tempo de impressão varia de acordo com o tamanho do produto desejado: isto pode levar de minutos a horas.

 4)  Pronto!

Quando a impressora termina o trabalho é só tirar o objeto da impressora.

Alguns exemplos de onde pode e já é aplicado:



Neste ano (2013)  o britânico Eric Moger recebeu seu rosto de volta após a retirada de um tumor. Há quatro anos os médicos detectaram um enorme tumor embaixo da pelo do rosto de Eric, foi feita então a cirurgia onde com sucesso eles removeram todo o tumor maligno, porém foram obrigados a tirar uma boa parte do lado esquerdo da face do paciente. O médico explicou que as tentativas de usar cirurgia plástica para reconstruir o rosto do paciente haviam falhado devido à quimioterapia e radioterapia que ele estava recebendo. Foi então que o cirurgião o encaminhou para o Dr. Andrew Dawood, um cirurgião-dentista especializado em implantes, que já havia reconstruído com a ajuda de impressão em terceira dimensão algumas mandíbulas de seus pacientes.

 O Dr. Andrew então utilizou a tomografia computadorizada fácil como referencia para criar um modelo da face de Eric, com estes dados ele construiu uma mandíbula substituta feita de titânio que utiliza hastes de cerca de 2 cm de comprimento para mantê-la no lugar. Uma placa de plástico também foi implantada no interior da boca de Eric, o que lhe permitiu comer e beber pela primeira vez após a cirurgia da remoção do tumor, afinal antes ele se alimentava por meio de um tubo ligado diretamente ao seu estomago. Para criar uma espécie de rosto removível como uma mascara, o cirurgião utilizou nylon e imãs.  


Outro exemplo de projeto feito para a saúde foi criado por Jake Evill, um recém-graduado em uma universidade na Nova Zelândia. O nome de sua criação é “Cortex Cast”, este se trata de um “exoesqueleto” para a proteção de um membro quebrado, em outras palavras é o novo gesso. Este por sua vez tem as vantagens de ser mais leve, reciclável e possibilita que a pele “respire melhor” pois permite a entrada de ar pela sua estrutura . Então você não irá mais sofrer utilizando um gesso no verão!!!


Desde simples chaveiros, vasos e outros objetos decorativos. Este provavelmente é um ramo que as impressoras 3D podem contribuir largamente. Criar seus próprios utensílios daria tanto a vantagem de ter itens de modelo único quanto em criar designs que não seriam possíveis em determinados materiais. Além do fato que alguns itens criados em uma impressora 3D podem ser mais baratos do que itens prontos disponíveis no mercado. 



Acredite, o ramo da moda pode ser também agraciado com a ajuda destas impressoras. Os testes tem conseguido produzir roupas com materiais mais usáveis que ficam semelhantes a roupas de tecido no corpo usando estruturas intermediarias para criar as costuras entrelaçados presentes em muitas peças. A vantagem destas roupas seria o fato de elas  estarem prontas para o uso e terem um custo reduzido, ou acarretaria num método de fabricação mais eficiente que o atual. Estas criações não param apenas em acessórios como bolsas, tiaras e braceletes, mas em peças maiores como vestidos e biquínis.



A Universe Architecture que é uma empresa holandesa localizada em Amsterdã possui o projeto de uma casa mais abstrata. Sua ideia foi inspirada por um conceito irlandês nomeado “Infinite landscape” onde o chão se transforma em telhado e o telhado em chão. Acredita-se que a impressora 3D seja a melhor técnica para seu criar uma estrutura deste tipo, a ideia do projeto é criar uma construção sem sinais visíveis de seu começo ou fim, exatamente para passar a impressão de infinito em seu design. Este projeto será iniciado em 2014 com uma impressora chamada D-Shape, que utilizara camadas de areia e um liquido com um agente especial para a fixação, o custo estimado desta brincadeira é de US$ 6 milhões.

Outro fato interessante é a criação de alimentos por meio de impressoras 3D o caso até então mais conhecido é o da NASA ao ter inventado uma impressora que pasmem imprime PIZZAS ou melhor PIZZAS QUADRADAS!!! Foram investidos US$ 125 mil no projeto. Os matérias ou melhor ingredientes necessários são em pó juntamente com outros elementos como óleo e água. Acha que estou brincando olhe o vídeo abaixo:



Como nem tudo são flores claro que alguém tinha que  avacalhar e utilizar a impressora 3D para fazer coisas do mal, como por exemplo armas! Sim podem ser feitas armas afinal a impressora 3D imprime quaisquer tipos de objetos que você criar. Cody Wilson um estudante universitário dos EUA teve está brilhante nem tão brilhante ideia, batizada de "Liberator" a arma é composta por 16 peças e foi feita na impressora Dimension SST. Todas as peças foram feitas de plastico  (original da impressora). A arma possui 170 gramas de aço conforme descrito em uma lei em que armas de fogo devem ser captadas por detectores de metais, esta é a única parte da arma que não foi feita a partir de impressão. Não contente em criar essa arma Cody disponibilizou o arquivo CAD na internet, ou seja, QUALQUER UM até mesmo você que está lendo está matéria se tiver uma impressora 3D pode produzir sua arma em casa. Oh que coisa linda di bunita :D


Mas calma gente a policia federal já cortou o barato do rapaz e ele recebeu uma linda cartinha pedindo que ele removesse o arquivo da arma de seu site pessoal, juntamente com uma sugestão onde o mesmo deveria entrar com um requerimento para o mesmo passar a ter direito legal de distribuir sua invenção. Mas claro que isso não impediu de as outras pessoas que baixaram o arquivo antes do mesmo ser retirado do site não o publicassem em vários outros sites espalhados pela internet. Foram criados vários outros objetos ilegais em impressoras 3D como: um aparelho para clonagem de cartões, chaves, remédios / drogas (ao ver a NASA criando pizzas um farmacêutico teve a ideia de desenvolver um protótipo para fabricação independente de remédios e consequentemente drogas neah.), Pirataria e falsificação ( Ah mas claro com o conceito de se criar QUALQUER coisa, a pirataria tinha que estar ae neah minha gente.)

Já estão sendo vendidas impressoras 3D no Brasil?


A resposta para esta pergunta é SIM! Porém claro o preços das mesmas não poderia ser barato não é? No site da editora SARAIVA você pode comprar sua pequena impressora Cube pela pequena bagatela de aproximadamente 7 MIL REAIS!!
Duvida? Clica aqui no link e veja você mesmo.



Fontes: terra.com.br / tecmundo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário